Nossa História



A história da Escola Emanuel Pinheiro tem início no dia 03 de março de 1975, seu principal objetivo era de ter um curso de primeiro grau de excelente qualidade e que preparasse os alunos prosseguimento nos estudos superiores. A sociedade percebeu o empenho e a seriedade do trabalho dentro do que a escola se propunha a fazer Ensinar-educar e aí então a escola é autorizada a oferecer em 1989 o Ensino de Segundo Grau, sendo até o curso de Magistério com objetivo de formar professores para atuarem nas séries iniciais do primeiro grau.
No ano de 1991, a escola obteve reconhecimento do Curso de Magistério que havia sido implantada de forma gradativa.Nessa época buscou-se uma proposta pedagógica diferenciada para a preparação dos prováveis professores para as séries iniciais, adotou o critério de processo seletivo para o preenchimento das vagas, uma vez que a escola já havia se tornado uma referencia no cenário educacional a nível de município.Posteriormente o Governo do Estado através da Secretaria de Educação publica portaria extinguindo os cursos técnicos profissionalizantes de segundo grau, nomenclatura, da época para o atual Ensino Médio hoje entendido como Ensino Médio dentro da Educação Básica, assegurando a terminalidade dos alunos que estavam cursando normalmente o curso.Diante disso a Escola então passa a oferecer somente o Ensino Fundamental, alterando sua denominação passando o
Estabelecimento de Ensino ser: “Escola Estadual de Ensino Fundamental”.Em 2001 novas mudanças e em atendimento a nova portaria do Conselho Estadual de Educação e Secretaria de Estado de Educação altera-se novamente a denominação passando para Escola Estadual Emanuel Pinheiro. No ano de 2002, a escola inicia parceria com a Secretaria Municipal de Educação para o atendimento de jovens adolescentes portadores de necessidades educativas especiais – Deficiências Auditivas em turmas de alfabetização.Em 2003 inicia-se no período noturno a oferta do Ensino Fundamental, na modalidade Aceleração assim esses alunos puderam dar continuidade aos estudos, em um primeiro momento todos agrupados em uma mesma sala de aula, sendo esta a 2ª fase do II ciclo correspondente 3ª série do Ensino Fundamental.Já no ano seguinte, 2004 os alunos ouvintes e não ouvintes foram promovidos de acordo com a legislação estadual resultando assim agora o processo de inclusão, uma vez que em cada série/ turma havia dois ou mais alunos portadores de necessidades educativas especiais.Foi mantida a parceria Estado/Escola/Município, assegurando a permanência da professora interprete agora pelo Estado e o Município material escolar para e vale transporte. As demais responsabilidades por conta do estado. Esse atendimento foi interrompido em 2005.A escola adota a linha, o socioconstrutivismo que traz em si uma convergência das idéias piagetianas e vigotskyanas, enfatizando a construção do conhecimento numa visão social histórica e cultural, no qual os estudos de linguagem fundamentam o trabalho de leitura, produção, diversidade de textos, orÉ fato que propiciam também a efetivação do trabalho num processo de interrogação, argumentação e visão crítica da realidade. No ano de 2006, houve também interrupção da oferta do ensino noturno, por iniciativa da Secretaria de Estado de Educação tendo em vista a quantidade de alunos matriculados, por isso hoje a escola oferece apenas o Ensino Fundamental, todo sendo ciclada e com oferta apenas no período diurno.Atualmente a escola conta com 16 turmas distribuídas em por ciclo de formação sendo 1ª, 2ª e 3ª fase do 1º ciclo; 1ª , 2ª e 3ª fase do 2º ciclo e 1ª , 2ª e 3ª fase do 3º ciclo do Ensino Fundamental.






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