Estou fazendo o curso facilitando web aprendizagens nos Lieds proposto pela SEDUC e Executado pela Coordenadoria de Formação em Tecnologia Educacional e CEFAPROS e, dentre os conhecimentos abordados, está à alimentação do Blog.
No último dia de aula do primeiro semestre dia 12/07/2013 ( sexta feira), a Escola Emanuel Pinheiro promoveu uma blits educativa em frente a escola com o objetivo de orientar os condutores de veículos a ter uma postura segura no trânsito. Esta blits foi executada pelos alunos da escola, que alem de orientar os condutores, aplicaram uma multa educativa naqueles condutores que foram flagrados cometendo algum tipo de infração de trânsito como segue o modelo da multa abaixo.
Escola Emanuel Pinheiro
Aula de História e Trânsito
Projeto Educação para o TRÂNSITO através de crianças
O senhor acaba de cometer a seguinte infração de TRÂNSITO:
[1] Estacionou em local impróprio.
[2] Parou em fila dupla em frente à escola.
[3] Dirigiu em alta velocidade em frente à escola.
[4] Não respeitou a faixa de pedestres.
[5] Não está usando o cinto de segurança.
[6] Ultrapassou o sinal vermelho.
[7] Utilizou o telefone enquanto dirigia.
[8] Costurou o trânsito.
[9] Ultrapassou o outro carro pela faixa da direita.
[10] Dirigiu na contramão.
[11] Jogou lixo pela janela.
[12] Dirigiu depois de ter consumido bebida alcóolica.
[13] Conduziu crianças no banco dianteiro.
[14] Pilotou moto sem capacete de segurança.
[15] Pilotou moto de chinelo de dedo ou similares.
[16] Conduziu crianças menores de sete anos em motocicleta.
[17] Circulou com motocicleta com o farol apagado.
[18] Conduziu veículos com pneus “carecas”.
Pense em mim! Na próxima vez, dirija com mais cuidado.
|
Projeto: Desenvolvendo o Pensamento Crítico
Tem o objetivo de estimular a capacidade do aluno em desenvolver idéias sobre os temas estudados em sala de aula. - Professor Juvenildo - Disciplina de História
Violência no Trânsito
Desde que saímos de casa estamos sujeitos a perigos, principalmente no trânsito. Os automóveis são meios de transporte, mas na mão de pessoas irresponsáveis tornam – se armas mortais.
Para mudar essa realidade acredito que deveríamos mudar as leis brasileiras de forma que os criminosos tenham punições severas, e sem a possibilidade de diminuir ou mesmo acabar com as penas pagando fianças.
Deveríamos exigir mais fiscalização no trânsito como câmeras, radares e mais fiscais de trânsito.
Outra forma de progredir seria educar as crianças e jovens para que no futuro se tornem motoristas conscientizados e responsáveis, talvez mudando assim a realidade que temos hoje.
Isis de Lemos Paredes - 8º ano
Isis de Lemos Paredes - 8º ano
Trânsito
O Brasil está entre os países que mais tem mortes de trânsito, e a maioria dessas mortes estão ligadas ao hábito do consumo de álcool e o ato de dirigir. No Brasil mais de 40 mil pessoas morrem por ano por conta da violência do trânsito, e outras milhares ficam com alguma deficiência física.
O TRÂNSITO de Rondonópolis também sofre com essa violência. É por causa de um pouco de álcool que as pessoas pensam que não faz mal, por impaciência de certas pessoas, porque esperar o sinal ficar verde vai gastar tempo... E pensando nessas coisas que as pessoas cometem um erro, o que chamam de acidente. A palavra acidente quer dizer que você não tinha a intenção, mas se você não tivesse intenção porque você iria se embriagar, sabendo que depois tem que dirigir? Porque não teve mais paciência? Você não sabia o risco que sua vida e a dos outros corriam?
Se você quiser que não aconteça um “acidente”, obedeça as leis de trânsito, é para isso que elas existem.
O governo deveria punir quem coloca em risco a vida dos outros, teria que retirar essa história que diz: está livre porque pagou à fiança, as leis de trânsito deveriam ser mais rígidas e rigorosas.
Seja um cidadão consciente, porque acidente só acontece quando você não tem intenção, e não quando você combina álcool e direção. Pense bem antes de quebrar uma lei de trânsito, sua vida corre risco e a dos outros também.
Julia Oliveira 7º Ano B Escola Emanuel Pinheiro
Aniversariantes do mês de Julho: Marcia, Ivanilce e Josiane, parabéns recebam todo nosso carinho!
Período Matutino - O Grupo G.T.A.R.
Grupo de Teatro de Rondonópolis - Programa Teatro na Escola Peça teatral: O Sujeito Brasileiro - A Linguagem teatral e poética valorizando quem contribuiu para o desenvolvimento cultural do Brasil - Objetivo: Mostrar as diversas fases da história do Brasil e a importância para a formação da população brasileira.
Período vespertino - " Teatro: Bruxolino Desce a Montanha" Objetivo: Demonstrar a importancia do meio ambiente para a continuidade da nossa existência.
Período vespertino - " Teatro: Bruxolino Desce a Montanha" Objetivo: Demonstrar a importancia do meio ambiente para a continuidade da nossa existência.
O Grupo G.T.A.R "Grupo de teatro de Rondonópolis, compareceu a unidade escolar Emanuel Pinheiro dia 14/06/2013.
Houve a participação de grande parte dos alunos interagindo com os personagens do teatro, a apresentação trouxe cultura e divertimento aliados a temas pedagógicos que elevaram o conhecimento dos alunos.
- Endereço do Blog
escolaemanuelpinheiroroo.blogspot.com
- Email da Escola
escolaemanuelpinheiro@gmail.com
- Facebook da Escola
e.emanuelpinheiro@hotmail.com
TEMA GERADOR
PREVENÇÃO A OBESIDADE DE
CRIANÇA,
ADOLESCENTE, PAIS E/OU
RESPONSÁVEIS
INTRODUÇÃO:
A
presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e
fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a
todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do
conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as
condições de vida da população e sobre sua importância de
colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente
no cuidado com o corpo.
Isso faz com que o educador
seja o mediador entre aluno/família, renovando e incentivando o
interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene. Muitas
vezes, nós, educadores, percebemos certo desconforto em nossos
alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar.
APRESENTAÇÃO:
Será
apresentado em todas as turmas do período matutino e aos
pais/responsáveis da Escola Estadual Emanuel Pinheiro –
Rondonópolis, sensibilizando alunos e família que é necessário
estar rigorosamente dentro do peso ideal conforme sua estatura,
possibilitando assim uma melhor condição de vida.
OBJETIVOS: Mostrar
através de cálculos matemático o peso ideal de acordo com sua
estatura e alcançar na clientela escolar o peso ideal e desenvolver
o hábito alimentar correto.
METODOLOGIA
Será aplicado com os alunos
matriculados em todas as turmas do período matutino da escola e seus
pais ou responsáveis, juntamente com dados obtidos dos pais em suas
residências.
COMO CALCULAR O IMC
O QUE É IMC
IMC é
uma sigla utilizada para Índice
de Massa Corporal.
O Índice
de Massa Corporal é
uma medida utilizada para medir a obesidade adotada
pela Organização
Mundial de Saúde (OMS).
É o padrão internacional para avaliar o grau
de obesidade.
O
sobrepeso e a obesidade, indicados pelo IMC,
são fatores de risco para doenças tais como a hipertensão
arterial, a doença
arterial coronariana e
a diabetes melittus,
além de outras patologias consideradas de alto risco para a Saúde
Pública.
Hoje
em dia, o IMC é
utilizado como forma de comparar a saúde de populações, ou até
mesmo definir prescrição de medicações.
Você pode utilizar a tabela
abaixo para consultar o seu Índice de
Massa Corporal.
Resultado
|
Situação
|
Abaixo de 17
|
Muito abaixo
do peso
|
Entre 17 e 18,49
|
Abaixo do peso
|
Entre 18,5 e 24,99
|
Peso normal
|
Entre 25 e 29,99
|
Acima do peso
|
Entre 30 e 34,99
|
Obesidade I
|
Entre 35 e 39,99
|
Obesidade II
(severa)
|
Acima de 40
|
Obesidade III
(mórbida
|
O cálculo do
IMC é feito dividindo o peso (em
quilogramas) pela altura (em
metros) ao quadrado.
É
SIMPLES CALCULAR O
SEU IMC.
Por
exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é
1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC =
80 ÷ 1,802
IMC =
80 ÷ 3,24
IMC =
24,69
Se preferir evitar este
monte de cálculos pode preencher com
os seus dados o formulário abaixo com seu peso e
sua altura que
seu IMC será mostrado imediatamente.
IMC INFANTIL
Para
o cálculo do IMC
infantil
Meninos
|
|||
Idade
|
Normal
|
Sobrepeso
|
Obesidade
|
6
|
14,5
|
mais de 16,6
|
mais de 18,0
|
7
|
15
|
mais de 17,3
|
mais de 19,1
|
8
|
15,6
|
mais de 16,7
|
mais de 20,3
|
9
|
16,1
|
mais de 18,8
|
mais de 21,4
|
10
|
16,7
|
mais de 19,6
|
mais de 22,5
|
11
|
17,2
|
mais de 20,3
|
mais de 23,7
|
12
|
17,8
|
mais de 21,1
|
mais de 24,8
|
13
|
18,5
|
mais de 21,9
|
mais de 25,9
|
14
|
19,2
|
mais de 22,7
|
mais de 26,9
|
15
|
19,9
|
mais de 23,6
|
mais de 27,7
|
Meninas
|
|||
Idade
|
Normal
|
Sobrepeso
|
Obesidade
|
6
|
14,3
|
mais de 16,1
|
mais de 17,4
|
7
|
14,9
|
mais de 17,1
|
mais de 18,9
|
8
|
15,6
|
mais de 18,1
|
mais de 20,3
|
9
|
16,3
|
mais de 19,1
|
mais de 21,7
|
10
|
17
|
mais de 20,1
|
mais de 23,2
|
11
|
17,6
|
mais de 21,1
|
mais de 24,5
|
12
|
18,3
|
mais de 22,1
|
mais de 25,9
|
13
|
18,9
|
mais de 23
|
mais de 27,7
|
14
|
19,3
|
mais de 23,8
|
mais de 27,9
|
15
|
19,6
|
mais de 24,2
|
mais de 28,8
|
Apesar
de ser simples de calcular, o IMC apresenta algumas
limitações:
A
partir do IMC não é possível
diferenciar os componentes gordo e magro da massa
corporal;A partir do IMC pessoas
brevilíneas e/ou musculosas podem ter um valor de Índice
de Massa Corporal inadequado à sua realidade e serem
consideradas obesas;
Diferenças
étnicas influenciam no IMC. Por
exemplo: descendentes asiáticos podem ser considerados mais obesos;
Para
idosos, o IMC possui
uma classificação diferenciada.
Obesidade
Dados
do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam
que uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos tem com
peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ainda segundo o levantamento, jovens de 10 a 19 anos com excesso de
peso passaram de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009.
AVALIAÇÃO E RESULTADOS:
Todos os resultados e
avaliações serão feitas através de: relatórios, apostilas,
gráficos, apresentação aos alunos e Pais/responsáveis etc.
-->
idade
|
peso
|
altura
|
coeficiente
|
IMC
|
|||||
12
|
48,1
|
1,52
|
2,31
|
20,82
|
|||||
12
|
45,3
|
1,60
|
2,56
|
17,70
|
|||||
12
|
60
|
1,64
|
2,69
|
22,31
|
|||||
12
|
47,5
|
1,60
|
2,56
|
18,55
|
|||||
12
|
72,5
|
1,77
|
3,13
|
23,14
|
|||||
12
|
57
|
1,60
|
2,56
|
22,27
|
|||||
12
|
42
|
1,60
|
2,56
|
16,41
|
|||||
12
|
41,7
|
1,58
|
2,50
|
16,70
|
|||||
12
|
34,5
|
1,41
|
1,99
|
17,35
|
|||||
12
|
35
|
1,51
|
2,28
|
15,35
|
|||||
12
|
50
|
1,49
|
2,22
|
22,52
|
|||||
12
|
56,5
|
1,56
|
2,43
|
23,22
|
|||||
12
|
42
|
1,52
|
2,31
|
18,18
|
|||||
12
|
32,6
|
1,42
|
2,02
|
16,17
|
|||||
12
|
39
|
1,53
|
2,34
|
16,66
|
|||||
12
|
33,8
|
1,44
|
2,07
|
16,30
|
|||||
12
|
42,2
|
1,53
|
2,34
|
18,03
|
|||||
12
|
57
|
1,55
|
2,40
|
23,73
|
|||||
12
|
33
|
1,54
|
2,37
|
13,91
|
|||||
12
|
63
|
1,54
|
2,37
|
26,56
|
|||||
12
|
46,5
|
1,52
|
2,31
|
20,13
|
|||||
12
|
51
|
1,65
|
2,72
|
18,73
|
|||||
12
|
42
|
1,60
|
2,56
|
16,41
|
|||||
12
|
41
|
1,53
|
2,34
|
17,51
|
|||||
12
|
46,7
|
1,68
|
2,82
|
16,55
|
|||||
12
|
55,4
|
1,67
|
2,79
|
19,86
|
|||||
12
|
44
|
1,54
|
2,37
|
18,55
|
|||||
12
|
47
|
1,55
|
2,40
|
19,56
|
|||||
12
|
38,5
|
1,54
|
2,37
|
16,23
|
|||||
12
|
56
|
1,54
|
2,37
|
23,61
|
|||||
12
|
38
|
1,55
|
2,40
|
15,82
|
|||||
12
|
43
|
1,57
|
2,46
|
17,44
|
|||||
12
|
35,3
|
1,51
|
2,28
|
15,48
|
|||||
12
|
57
|
1,61
|
2,59
|
21,99
|
|||||
12
|
38
|
1,60
|
2,56
|
14,84
|
|||||
12
|
50
|
1,56
|
2,43
|
20,55
|
|||||
12
|
32
|
1,38
|
1,90
|
16,80
|
|||||
12
|
46
|
1,54
|
2,37
|
19,40
|
|||||
12
|
49
|
1,48
|
2,19
|
22,37
|
|||||
12
|
76
|
1,59
|
2,53
|
30,06
|
|||||
12
|
62
|
1,57
|
2,46
|
25,15
|
|||||
12
|
39
|
1,40
|
1,96
|
19,90
|
|||||
12
|
45,5
|
1,54
|
2,37
|
19,19
|
|||||
12
|
42
|
1,61
|
2,59
|
16,20
|
|||||
12
|
41
|
1,54
|
2,37
|
17,29
|
|||||
12
|
64
|
1,71
|
2,92
|
21,89
|
|||||
12
|
34
|
1,49
|
2,22
|
15,31
|
|||||
IMC IDEAL PARA
MENINOS ATÉ 12 ANOS É IGUAL A 17,8 - MENINAS 18,3
|
|||||||||
Retornou as aulas ontem dia 04/02 na Escola Emanuel Pinheiro, essa é uma imagem do período vespertino. Os pais vieram conduzindo seus filhos com alegria conscientes que são parceiros da escola ajudando na participação da educação dos filhos.
No dia 15/02 (sexta-feira), ocorreu uma reunião com todos os pais no período vespertino, a finalidade da reunião foi esclarecer o andamento da escola no âmbito pedagógico, administrativo e financeiro.
Mas também pedir a colaboração dos pais na ajuda quanto ao uso do celular. Sabemos que o celular é um meio de comunicação muito importante no momento em que vivemos, mas o uso sem limites sobretudo na sala de aula acaba atrapalhando o andamento da aula e consequentemente se torna sendo um problema na escola.
Entre a equipe gestora e pais chegou-se a um consenso escolhendo uma das alternativas proposta pela maioria para amenizar esse problema, fez-se uma ata onde todos os que compareceram assinaram. A escola vai colocar na prática o que ficou decidido.
Projeto: Agente da Paz
O objetivo do Projeto Agente da Paz: Promover espaços de articulação, reflexão, formação e implementação de ações, tendo como temática a Cultura da Paz. Educar para a paz, adotando o espírito pacificador que pode e deve ser incorporado à escola, minimizar ou cessar a violência.
A Coordenadora Pedagógica da escola reuniu hoje Dia 08/03 (sexta-feira) , um número de alunos que foram escolhidos pelos professores como alunos colaboradores nesse projeto, esses alunos irão auxiliar como mediadores nas mais diferentes situações como Agentes da Paz.
O GRANDE LEITOR
Valorizar a leitura como fonte de
informação e prazer, no intuito de intensificar o interesse pela leitura e
criar o hábito de ler.
Nenhum comentário:
Postar um comentário