Postagens Ano de 2013

Estou fazendo o curso facilitando web aprendizagens nos Lieds proposto pela SEDUC e Executado pela Coordenadoria de Formação em Tecnologia Educacional e CEFAPROS e, dentre os conhecimentos abordados, está à alimentação do Blog. 






                                                                                  
             No último dia de aula do primeiro semestre dia 12/07/2013 ( sexta feira), a Escola Emanuel Pinheiro promoveu uma blits educativa em frente a escola com o objetivo de orientar os condutores de veículos a ter uma postura segura no trânsito. Esta blits foi  executada pelos alunos da escola, que alem de orientar os condutores, aplicaram uma multa educativa naqueles condutores que foram flagrados cometendo algum tipo de infração de trânsito como segue o modelo da multa abaixo.
Escola Emanuel Pinheiro
Aula de História e Trânsito
Projeto Educação para o TRÂNSITO através de crianças
O senhor acaba de cometer a seguinte infração de TRÂNSITO:
[1] Estacionou em local impróprio.
[2] Parou em fila dupla em frente à escola.
[3] Dirigiu em alta velocidade em frente à escola.
[4] Não respeitou a faixa de pedestres.
[5] Não está usando o cinto de segurança.
[6] Ultrapassou o sinal vermelho.
[7] Utilizou o telefone enquanto dirigia.
[8] Costurou o trânsito.
[9] Ultrapassou o outro carro pela faixa da direita.
[10] Dirigiu na contramão.
[11] Jogou lixo pela janela.
[12] Dirigiu depois de ter consumido bebida alcóolica.
[13] Conduziu crianças no banco dianteiro.
[14] Pilotou moto sem capacete de segurança.
[15] Pilotou moto de chinelo de dedo ou similares.
[16] Conduziu crianças menores de sete anos em motocicleta.
[17] Circulou com motocicleta com o farol apagado.
[18] Conduziu veículos com pneus “carecas”. 
Pense em mim! Na próxima vez, dirija com mais cuidado.


Projeto: Desenvolvendo o Pensamento Crítico
    Tem o objetivo de estimular a capacidade do aluno em desenvolver idéias   sobre os temas estudados em sala de aula. - Professor Juvenildo - Disciplina de História 


Violência no Trânsito

Desde que saímos de casa estamos sujeitos a perigos, principalmente no trânsito. Os automóveis são meios de transporte, mas na mão de pessoas irresponsáveis tornam – se armas mortais.
Para mudar essa realidade acredito que deveríamos mudar as leis brasileiras de forma que os criminosos tenham punições severas, e sem a possibilidade de diminuir ou mesmo acabar com as penas pagando fianças.
Deveríamos exigir mais fiscalização no trânsito como câmeras, radares e mais fiscais de trânsito.
Outra forma de progredir seria educar as crianças e jovens para que no futuro se tornem motoristas conscientizados e responsáveis, talvez mudando assim a realidade que temos hoje.
                                          Isis de Lemos Paredes - 8º ano

Trânsito

       O Brasil está entre os países que mais tem mortes de trânsito, e a maioria dessas mortes estão ligadas ao hábito do consumo de álcool e o ato de dirigir. No Brasil mais de 40 mil pessoas morrem por ano por conta da violência do trânsito, e outras milhares ficam com alguma deficiência física.
O TRÂNSITO de Rondonópolis também sofre com essa violência. É por causa de um pouco de álcool que as pessoas pensam que não faz mal, por impaciência de certas pessoas, porque esperar o sinal ficar verde vai gastar tempo... E pensando nessas coisas que as pessoas cometem um erro, o que chamam de acidente. A palavra acidente quer dizer que você não tinha a intenção, mas se você não tivesse intenção porque você iria se embriagar, sabendo que depois tem que dirigir? Porque não teve mais paciência? Você não sabia o risco que sua vida e a dos outros corriam?
Se você quiser que não aconteça um “acidente”, obedeça as leis de trânsito, é para isso que elas existem.
O governo deveria punir quem coloca em risco a vida dos outros, teria que retirar essa história que diz: está livre porque pagou à fiança, as leis de trânsito deveriam ser mais rígidas e rigorosas.
Seja um cidadão consciente, porque acidente só acontece quando você não tem intenção, e não quando você combina álcool e direção. Pense bem antes de quebrar uma lei de trânsito, sua vida corre risco e a dos outros também.
                      Julia Oliveira 7º Ano B Escola Emanuel Pinheiro



Aniversariantes do mês de Julho: Marcia, Ivanilce e Josiane, parabéns recebam todo nosso carinho!
Deus vos iluminem!



Obrigado o Deus, pela a vida da Juliana e dessa criança que está em seu ventre preste a vir ao mundo! 

Período Matutino - O Grupo G.T.A.R.


 

Grupo de Teatro de Rondonópolis - Programa Teatro na Escola  Peça teatral: O Sujeito Brasileiro - A Linguagem teatral e poética valorizando quem contribuiu para o desenvolvimento cultural do Brasil - Objetivo: Mostrar as diversas fases da história do Brasil e a importância para a formação da população brasileira.

O objetivo da utilização das redes sociais abaixo mencionada é : divulgar avisos, notícias, expor conteúdos, postar ações realizada dentro e/ou fora da escola, divulgar calendário de provas, reuniões de pais, é uma forma de materializar no ambiente virtual tudo que ocorre no ambiente escolar e com a finalidade de estar colaborando no ensino-aprendizagem dos alunos.




















Período vespertino - " Teatro: Bruxolino Desce a Montanha"   Objetivo: Demonstrar a importancia do meio ambiente para a continuidade da nossa existência.





Período vespertino - " Teatro: Bruxolino Desce a Montanha"   Objetivo: Demonstrar a importancia do meio ambiente para a continuidade da nossa existência.






O Grupo G.T.A.R "Grupo de teatro de Rondonópolis, compareceu a unidade escolar Emanuel Pinheiro dia 14/06/2013.
Houve a participação de grande parte dos alunos interagindo com os personagens do teatro, a apresentação trouxe cultura e divertimento aliados a temas pedagógicos que elevaram o conhecimento dos alunos.


  • Endereço do Blog
escolaemanuelpinheiroroo.blogspot.com
  • Email da Escola
escolaemanuelpinheiro@gmail.com
  • Facebook da Escola
e.emanuelpinheiro@hotmail.com


TEMA GERADOR

PREVENÇÃO A OBESIDADE DE CRIANÇA,
ADOLESCENTE, PAIS E/OU RESPONSÁVEIS

INTRODUÇÃO:


A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com o corpo.
Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene. Muitas vezes, nós, educadores, percebemos certo desconforto em nossos alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar.
APRESENTAÇÃO:
Será apresentado em todas as turmas do período matutino e aos pais/responsáveis da Escola Estadual Emanuel Pinheiro – Rondonópolis, sensibilizando alunos e família que é necessário estar rigorosamente dentro do peso ideal conforme sua estatura, possibilitando assim uma melhor condição de vida.

OBJETIVOS: Mostrar através de cálculos matemático o peso ideal de acordo com sua estatura e alcançar na clientela escolar o peso ideal e desenvolver o hábito alimentar correto.
METODOLOGIA
Será aplicado com os alunos matriculados em todas as turmas do período matutino da escola e seus pais ou responsáveis, juntamente com dados obtidos dos pais em suas residências.
COMO CALCULAR O IMC
O QUE É IMC
IMC é uma sigla utilizada para Índice de Massa Corporal.
O Índice de Massa Corporal é uma medida utilizada para medir a obesidade adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É o padrão internacional para avaliar o grau de obesidade.
O sobrepeso e a obesidade, indicados pelo IMC, são fatores de risco para doenças tais como a hipertensão arterial, a doença arterial coronariana e a diabetes melittus, além de outras patologias consideradas de alto risco para a Saúde Pública.
Hoje em dia, o IMC é utilizado como forma de comparar a saúde de populações, ou até mesmo definir prescrição de medicações.
Você pode utilizar a tabela abaixo para consultar o seu Índice de Massa Corporal.
Resultado
Situação
Abaixo de 17
Muito abaixo do peso
Entre 17 e 18,49
Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,99
Peso normal
Entre 25 e 29,99
Acima do peso
Entre 30 e 34,99
Obesidade I
Entre 35 e 39,99
Obesidade II (severa)
Acima de 40
Obesidade III (mórbida

O cálculo do IMC é feito dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado.
É SIMPLES CALCULAR O SEU IMC.
Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC = 80 ÷ 1,802
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69
Se preferir evitar este monte de cálculos pode preencher com os seus dados o formulário abaixo com seu peso e sua altura que seu IMC será mostrado imediatamente.

IMC INFANTIL

Para o cálculo do IMC infantil
Meninos
Idade
Normal
Sobrepeso
Obesidade
6
14,5
mais de 16,6
mais de 18,0
7
15
mais de 17,3
mais de 19,1
8
15,6
mais de 16,7
mais de 20,3
9
16,1
mais de 18,8
mais de 21,4
10
16,7
mais de 19,6
mais de 22,5
11
17,2
mais de 20,3
mais de 23,7
12
17,8
mais de 21,1
mais de 24,8
13
18,5
mais de 21,9
mais de 25,9
14
19,2
mais de 22,7
mais de 26,9
15
19,9
mais de 23,6
mais de 27,7

Meninas
Idade
Normal
Sobrepeso
Obesidade
6
14,3
mais de 16,1
mais de 17,4
7
14,9
mais de 17,1
mais de 18,9
8
15,6
mais de 18,1
mais de 20,3
9
16,3
mais de 19,1
mais de 21,7
10
17
mais de 20,1
mais de 23,2
11
17,6
mais de 21,1
mais de 24,5
12
18,3
mais de 22,1
mais de 25,9
13
18,9
mais de 23
mais de 27,7
14
19,3
mais de 23,8
mais de 27,9
15
19,6
mais de 24,2
mais de 28,8
Limitações do IMC

Apesar de ser simples de calcular, o IMC apresenta algumas limitações:
A partir do  IMC  não é possível diferenciar os componentes gordo e magro da massa corporal;A partir do IMC pessoas brevilíneas e/ou musculosas podem ter um valor de Índice de Massa Corporal inadequado à sua realidade e serem consideradas obesas;
Diferenças étnicas influenciam no IMC. Por exemplo: descendentes asiáticos podem ser considerados mais obesos;
Para idosos, o IMC possui uma classificação diferenciada.




Obesidade


Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos tem com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda segundo o levantamento, jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passaram de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009.


AVALIAÇÃO E RESULTADOS:


Todos os resultados e avaliações serão feitas através de: relatórios, apostilas, gráficos, apresentação aos alunos e Pais/responsáveis etc.

 
-->
idade
peso
altura
coeficiente
IMC
12
48,1
1,52
2,31
20,82
12
45,3
1,60
2,56
17,70
12
60
1,64
2,69
22,31
12
47,5
1,60
2,56
18,55
12
72,5
1,77
3,13
23,14
12
57
1,60
2,56
22,27
12
42
1,60
2,56
16,41
12
41,7
1,58
2,50
16,70
12
34,5
1,41
1,99
17,35
12
35
1,51
2,28
15,35
12
50
1,49
2,22
22,52
12
56,5
1,56
2,43
23,22
12
42
1,52
2,31
18,18
12
32,6
1,42
2,02
16,17
12
39
1,53
2,34
16,66
12
33,8
1,44
2,07
16,30
12
42,2
1,53
2,34
18,03
12
57
1,55
2,40
23,73
12
33
1,54
2,37
13,91
12
63
1,54
2,37
26,56
12
46,5
1,52
2,31
20,13
12
51
1,65
2,72
18,73
12
42
1,60
2,56
16,41
12
41
1,53
2,34
17,51
12
46,7
1,68
2,82
16,55
12
55,4
1,67
2,79
19,86
12
44
1,54
2,37
18,55
12
47
1,55
2,40
19,56
12
38,5
1,54
2,37
16,23
12
56
1,54
2,37
23,61
12
38
1,55
2,40
15,82
12
43
1,57
2,46
17,44
12
35,3
1,51
2,28
15,48
12
57
1,61
2,59
21,99
12
38
1,60
2,56
14,84
12
50
1,56
2,43
20,55
12
32
1,38
1,90
16,80
12
46
1,54
2,37
19,40
12
49
1,48
2,19
22,37
12
76
1,59
2,53
30,06
12
62
1,57
2,46
25,15
12
39
1,40
1,96
19,90
12
45,5
1,54
2,37
19,19
12
42
1,61
2,59
16,20
12
41
1,54
2,37
17,29
12
64
1,71
2,92
21,89
12
34
1,49
2,22
15,31










IMC IDEAL PARA MENINOS ATÉ 12 ANOS É IGUAL A 17,8 - MENINAS 18,3









Retornou as aulas ontem dia 04/02 na Escola Emanuel Pinheiro, essa é uma imagem do período vespertino. Os pais vieram conduzindo seus filhos com alegria conscientes que são parceiros da escola ajudando na participação da educação dos filhos.









                                                                                                                                                                    No dia 15/02 (sexta-feira), ocorreu uma reunião com todos os pais no período vespertino, a finalidade da reunião foi esclarecer o andamento da escola no âmbito pedagógico, administrativo e financeiro.


Mas também pedir a colaboração dos pais na ajuda quanto ao uso do celular. Sabemos que o celular é um meio de comunicação muito importante no momento em que vivemos, mas o uso sem limites sobretudo na sala de aula acaba atrapalhando o andamento da aula e consequentemente se torna sendo um problema na escola.
Entre a equipe gestora e pais chegou-se a um consenso escolhendo uma das alternativas proposta pela maioria para amenizar esse problema, fez-se uma ata onde todos os que compareceram assinaram. A escola vai colocar na prática o que ficou decidido.




Projeto: Agente da Paz

   O objetivo do Projeto Agente da Paz: Promover espaços de articulação, reflexão, formação e implementação de ações, tendo como temática a Cultura da Paz. Educar para a paz, adotando o espírito pacificador que pode e deve ser incorporado à escola, minimizar ou cessar a violência. 


   O objetivo do Projeto Agente da Paz: Promover espaços de articulação, reflexão, formação e implementação de ações, tendo como temática a Cultura da Paz. Educar para a paz, adotando o espírito pacificador que pode e deve ser incorporado à escola, minimizar ou cessar a violência.  
    A Coordenadora Pedagógica da escola reuniu hoje Dia 08/03 (sexta-feira) , um número de alunos que foram escolhidos pelos professores como alunos colaboradores nesse projeto, esses alunos irão auxiliar como mediadores nas mais diferentes situações como Agentes da Paz.




O GRANDE LEITOR
Valorizar a leitura como fonte de informação e prazer, no intuito de intensificar o interesse pela leitura e criar o hábito de ler. 








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